top of page

Vivência literária com bebês: análise da obra achou? (2021)

ENLIJ - II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil/ II ENLIJ e I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil/ I CILIJ - “Questões e temáticas de ontem e de hoje”


Resumo

Logo que nascem, os bebês entram em contato com experiências de transmissão cultural e bens acumulados historicamente pela humanidade. Com isso, entende-se que todas as relações e ambientes influenciam diretamente na constituição do ser humano, portanto, defende-se que ainda na infância, as crianças tenham o direito à literatura por meio de situações compartilhadas por mediadores mais experientes, apresentando-lhes os livros, possibilitando desde pequenos o contato e a manipulação desse objeto cultural e material. A literatura é um direito da humanidade e quanto mais cedo a criança entra em contato com ela, mais rica serão suas experiências leitoras ao longo do processo. Desta forma, compreendemos a importância de apresentar ao pequeno leitor boas obras. Nesse sentido, este trabalho analisa o livro Achou? de Aline Abreu (2021) em suas quatro dimensões: 1) espaço-temporal, 2) objetal, 3) modal e 4) relacional. Portanto, as questões a respeito das dimensões dos gestos embrionários de leitura serão explorados pensando acerca da criança que ainda não lê convencionalmente, mas que vivencia uma relação de sentidos com o objeto livro em situações dialógicas. Fundamentado na perspectiva teórica das estratégias de leitura de Colomer (2007), Solé (1998), Girotto & Souza (2010), bem como outros autores que nortearam nossas discussões Abramovich (1993), Bajard (2014), Aquino (2018), Lev Vygotsky( 1995), Linden (2018) e Petit (2019). Diante disso, evidenciamos que o contato com boas obras apresentadas na primeira infância contribui para a formação leitora de crianças no processo de educação literária.


Palavras-chave: Literatura infantil. Livros infantis. Leitura literária. Gestos embrionários de leitura. Educação infantil.


Link para o artigo na íntegra:

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ler e contar histórias na primeira infância:

Estratégias de leitura em foco (2020) Resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência desenvolvido em parceria com Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) da Une

bottom of page