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EDUCAÇÃO INFANTIL E TEXTO POÉTICO: UM ENCONTRO NECESSÁRIO (2021)

Resumo

Desde a concepção da vida intrauterina, o ser humano, em todas as fases — infância, adolescência, juventude e velhice — passam por processos de desenvolvimento biológico, psicológico e social. Com isso, as relações humanas e os ambientes influenciam diretamente na constituição humana, portanto, defende-se que ainda na infância, as crianças tenham o direito à literatura em situações planejadas para o contexto da Educação Infantil. O contato e o acesso aos livros literários são os meios para as crianças observarem e vivenciarem o comportamento do leitor, assim como experienciarem a troca de papéis — leitor e ouvinte. Nessa direção, entende-se que a poesia oportuniza a exploração das experiências imaginativas e, consequentemente, o ritmo, a entonação, a musicalidade e a sonoridade constituem-se como elementos de encantamento e divertimento para as crianças. Posto isto, este estudo objetiva discutir a presença da poesia em uma proposta pedagógica para e com as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Sob a perspectiva teórica de Trevisan (2002), Colomer (2007), Girotto e Souza (2010) selecionou-se a obra Gato pra cá, rato pra lá, de Sylvia Orthof e Graça Lima (2018) como o elo de encontro entre as crianças e o livro poético. Diante disso, o planejamento da atividade de leitura parti do conhecimento prévio em relação aos personagens — gato e rato — ampliando com o morcego, prosseguindo para conexões com as emoções e as ações, como: tristeza, medo, amoroso, choroso, fraqueza, ria, morder. Em decorrência do estudo conclui-se que a obra possibilita diálogos sobre a personalidade individual e a convivência com os outros. Enquanto, a ludicidade e o rítmico das palavras formam caminhos para a interação entre mediador, livro e crianças. Com isso, a presença do objeto livro contribui para a articulação da leitura verbal e visual dentro de um processo formativo do pequeno leitor e da ampliação e desenvolvimento do repertório linguístico, cultural e social.


Palavras-chave: Primeira infância; Educação infantil; Textos poéticos; Prática de leitura.


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