top of page

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: FORMANDO CONTADORES NA PANDEMIA (2021)

FEPUE - III Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil


Resumo

Contar histórias é uma arte muito antiga e acontece em praticamente todas as civilizações. Entende-se que o contador é um mediador nos processos e o seu papel é mediar essas interações entre as crianças, por meio das histórias narradas, bem como proporcionar experiências significativas com o texto literário. Portanto, contar histórias possibilita muitas coisas, entre elas criar espaços de diálogos para a compreensão do texto por meio da imaginação e conexão com outros textos lidos e ouvidos anteriormente. Posto isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver reflexões sobre a formação de profissionais contadores de histórias a partir da formação desenvolvida pelo Centro de Estudos em leitura e literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho (CELLIJ) da UNESP de Presidente Prudente/SP em parceria com a UNESP de Araçatuba e os voluntários para contar histórias no Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) que realizam atendimento odontológico para bebês com deficiência ou necessidades especiais durante a pandemia da COVID-19 de forma remota. O projeto desenvolvido pelos voluntários visa contar histórias enquanto as crianças aguardam atendimento no CAOE na modalidade on- line. Desta forma, o CELLIJ proporcionou ao grupo uma formação para contações de história com foco no planejamento das histórias, as diferenças entre o dizer e o contar, os cuidados com a voz e a potencialidade do corpo, os modos de contar histórias, as potencialidades de uma história, a simples narrativa, objetos e fantoches. Fundamentado em teóricos que discutem contação de histórias, esse estudo ressalta as investigações já apresentadas pelos autores Matos & Sorsy (2009), Busatto (2012), Sisto (2012), Moraes (2012), Coelho (1994) e Abramovich (2009). Dessa maneira, esperamos contribuir para a prática de formação de contadores considerando a relevância que as histórias possuem na vida das crianças.


Palavras-chave: Contar histórias; Contação de história; Formação de contadores de história; Histórias na pandemia; História on-line.


Link para o Artigo na íntegra:

Posts recentes

Ver tudo

Ler e contar histórias na primeira infância:

Estratégias de leitura em foco (2020) Resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência desenvolvido em parceria com Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) da Une

bottom of page