CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O trabalho de contação do Histórias da Nana tem algumas particularidades que vale destaque como a música ao vivo, a relação bem humorada e brincante das personagens e a escolha dos temas que costumam ser bastante peculiares e diversificados.
Conheçam algumas das histórias do grupo:
ÁGUAS QUE CONTAM E ENCANTAM
Nessa contação serão apresentadas algumas histórias que se passam as margens de nossos rios. Vários povos da cultura brasileira gostavam de inventar histórias para explicar vários fenômenos da natureza, surgem assim algumas lendas brasileiras: o Boto, Iara (Mãe-D’Água), Cobra Norato e Boitatá. Histórias de encantamento e magia que perpassaram gerações são resgatadas nessa divertida narração.
BRUXA, BRUXA, VENHA A MINHA FESTA
Bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo, chapeuzinho vermelho e crianças estão indo para uma festa. Que tipo de festa será? Quem os convidou? Será que eles vão? Explorando as exuberantes ilustrações de Pat Ludlow, pais e filhos vão passar momentos divertidos ao tentar decifrar o final dessa história escrita por Arden Druce de forma envolvente e original. Ao final da história o público é convidados a participar da festa em uma deliciosa brincadeira de roda.
HISTÓRIAS AFRICANAS
A ancestralidade da cultura africana e sua arte de contar histórias pela tradição oral são trazidas inspiradas na obra de Ana Maria Machado: Histórias Africanas. Nessa emocionante narrativa o público irá se envolver com o amor do príncipe Kia-Tumba pela filha do Sol e da Lua e a inteligência que revela para realizar seu desejo. tradição oral africana nos convida a entrar no mundo imaginário em meio aos problemas vivenciados pela sociedade.
HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA: O bicho Manjaléu
Folclore é a tradição de um povo, suas histórias, costumes, superstições, sabedoria popular e que são passadas de geração em geração, contadas de pai pra filho. Nessa contação Tia Nastácia, personagem de Monteiro Lobato desfia ao público histórias do nosso folclore e apresenta o conto O bicho Manjaléu.
HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA
Essa contação traz algumas histórias que o povo conta, são histórias divertidas contadas do jeito que a gente fala. Contos de animais, contos de encantamento, contos de esperteza, adivinhas e ditados populares. Nessa coletânea folclórica trazemos as histórias e heranças de nosso povo despertando o imaginário e a sensibilidade da nossa cultura. Baseada na obra de Ricardo Azevedo O rei que ficou cego.
O MACACO E A VELHA
Nesse conto da cultura popular brasileira uma velha e um macaco viviam brigando. Simão o macaco vivia roubando as bananas do bananal da dona velha, até que um dia a velha muito irritada resolveu lhe dar uma lição. Nesse divertido conto de esperteza o público é convidado a fazer parte das brincadeiras populares de repetições, brincadeiras cantadas e macaco quente.