top of page

A Lenda da Iara abre o projeto do Histórias da Nana nesta quinta feira

Lendas de diversas regiões do Brasil contadas, cantadas por Ana Paula Carneiro e animadas com Ilustrações de Ricardo Bagge. Esse é o projeto Nana conta lendas brasileiras que o público poderá prestigiar pelas redes sociais do Histórias da Nana durante os meses de abril, maio e junho.


A estreia será na próxima quinta feira 07, com a Lenda da Iara, uma corajosa Tapuia guerreira de cabelos negros que habita o imaginário das águas que banham cada pedacinho desse mundão. Dizem que seu canto é o som mais lindo que alguém já pode ouvir. Mas é preciso cuidado! Quem escuta o canto da Iara, desaparece com as águas, com o som, vira lenda, vira história...


Quem quiser conferir essa obra basta ficar atento, na próxima quinta-feira, dia 07 às 18h o vídeo da Iara que abre a websérie será lançado nas redes sociais Instagram, Facebook e Youtube do Histórias da Nana.


Sobre a técnica utilizada o Ilustrador Ricardo Bagge detalha: “Eu utilizo a pintura digital, uma técnica que há algum tempo comecei a adotar pela plasticidade que ela traz, mas, ao mesmo tempo, faço de uma forma como se tivesse desenhando com lápis, tinta e caneta. Então, o que eu tento nesta pintura digital é ficar o mais próximo possível de um trabalho mais artesanal, mais orgânico. Quando eu estou desenhando, é como se eu estivesse mesmo trabalhando com esses materiais que sujam, com texturas.

A ideia, mesmo sendo digital, é deixar o mais próximo possível de uma pintura no papel. O que eu prezo é por algo orgânico, com vida.”


Ana Paula relata que “a maior inspiração para esse trabalho foi a possibilidade de aumentar o acesso aos textos literários durante a pandemia da Covid 19, período em que as pessoas ficaram impossibilitadas de irem às bibliotecas, escolas e espaços de fruição artística. Os caminhos ainda possíveis para esse encontro com o público eram por meio das redes sociais e do material áudio visual. Por isso a escolha desse canal e linguagem de comunicação para o projeto.”


Ana Paula “vê nas redes sociais uma ferramenta capaz de alcançar um público grande e bastante diversificado, entende que esse é um espaço que pode ser ocupado por diversas linguagens e formatos, a expectativa é de que os poemas, as histórias animadas cheguem às pessoas dos lugares mais distantes desse país, afinal, é das lendas brasileiras que estamos tratando nesse projeto.”

Em 2021 Ana protagonizou um projeto que foi inspirador para esse atual. O trabalho que teve a parceria do Circuito SESC de Artes, levou o nome de Nana Contas: Seres do Bosque, uma Websérie de cinco vídeos animados com um repertório de histórias, parlendas, poesias e brinquedos populares que encantou o público das redes sociais.



Os episódios, em formato REELS, foram um sucesso, gerando um índice de mais de 10.500 visualizações em suas publicações. O público pode conferir o trabalho que ainda está disponível no Instagram do SESC THERMAS.


Além de Ana Paula, fundadora do Histórias da Nana, o projeto conta com uma equipe de artistas que está tornando esse projeto uma realidade ainda mais maravilhosa.

Ficha técnica


– Autoria, direção, roteiro, coordenação do projeto, pesquisa, narração, criação e desenvolvimento do projeto: Ana Paula Carneiro

– Produção, divulgação e assessoria de imprensa: Tiago Munhoz

– Ilustrações, roteiro de animação, storyboard, arte gráfica, direção de animação: Ricardo Bagge

– Designer de animação, designer gráfico: Matheus Calderan

– Produção musical e desenho sonoro: Thiago Faustino

- Edição de vídeo: João Medeiros

- Revisão de texto: Ana Amélia Maciel


Após a estreia o projeto segue com programação até o mês de junho, serão cinco poemas animados e um Minidoc contando sobre os bastidores e o processo de criação dos artistas envolvidos.


Para acompanhar tudo, basta seguir as Redes Sociais do Histórias da Nana e ficar atento a programação:

Dia 07 de abril às 18h - Lenda da Iara

Dia 21 de abril - às 18h - Lenda do Boto

Dia 05 de maio - às 18h - Lenda do Cobra Norato

Dia 19 de maio - às 18h - Lenda do Mboitatá

Dia 02 de junho - às 18h - Lenda do Negrinho do Pastoreio

Dia 16 de junho - às 18h - Mini doc - Bastidores do projeto


O projeto foi contemplado pelo PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM LITERATURA – Autores, EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 49/2021



Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Tiago Munhoz
Tiago Munhoz
07 de abr. de 2022

Estou bastante ansioso para ver esse projeto acontecendo😍

Curtir
bottom of page