top of page

Projeto Bikeoteca na Praça divulga programação de 14 à 18 de setembro

A estreia da Bikeoteca foi um sucesso, o público recebeu a programação da maneira mais maravilhosa possível e o Grupo Histórias da Nana inicia amanhã, 14, a segunda etapa do projeto


Entre os dias 07 e 11 de setembro a bike percorreu três localidades da cidade de Presidente Prudente, Praça da Paróquia São Pedro, Vila Flores, Praça do João Domingos Netto e Praça do Distrito de Ameliópolis.


Ana Paula Carneiro - Idealizadora do projeto - Foto Tiago Faustino e João Medeiros
A Bikeoteca tem o poder de mudar o local por onde passa, os momentos vividos em cada bairro transformaram a rotina das pessoas, pudemos ver gente de todas as idades lendo e se deliciando com as mais de 300 histórias que a biblioteca ambulante carrega.

A programação artística também teve um retorno muito positivo, mais de 400 pessoas curtiram as mediações de leitura, a apresentação do Palhaçada em Família e as histórias das Aventuras de Malasartes. Entre os dias 14 e 18 de setembro a Bikeoteca irá retornar aos mesmos locais, mas dessa vez com uma programação diferente, a Mediação de leitura permanece dás 16h às 18h, logo após o Histórias da Nana conta O Rei que ficou cego, o encerramento ás 19h fica por conta do Grupo Táquitá com o Show Brincando músicas para crianças.


Temos a expectativa de receber mais gente ainda nessa segunda etapa, agora que o público já está esperando, já experimentou as maravilhas das viagens literárias que a Bikeoteca proporciona, imaginamos que muito mais gente virá prestigiar esse próximo momento.


Acreditamos que o sucesso de público e os resultados que tivemos são provas vivas de que as pessoas precisam é de oportunidade e de incentivo às práticas de leitura para se cativarem e buscarem cada vez mais essa linguagem tão importante para a formação cultural, para a educação e construção do conhecimentos. Todos os dias quando fechávamos a Bike muitas pessoas vinham tristes pedindo para ficarmos mais um pouco. Muitas pessoas tiveram contato pela primeira vez com um livro por conta desse projeto.


A Bikeoteca mal estreou e já tem perspectivas de continuidade, recebemos dezenas de convites de escolas, editoras estão entrando em contato para enviar livros e fortalecer o projeto, fomos contratados para nos apresentar na capital paulista agora no mês de outubro e aprovamos um projeto que em 2023 levará a Bikeoteca para algumas cidades do Pontal do Paranapanema. Isso é apenas o começo, temos consciência da importância desse trabalho e do valor cultural que tem essa iniciativa.


Mais sobre o Projeto


A Bikeoteca é uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros. Ela carrega mais de 300 títulos, destinados às pessoas de todas as idades, e irá percorrer três praças de Presidente Prudente, acompanhada de uma programação diversificada voltada para o estimulo da prática da leitura. O objetivo do projeto é contribuir com a formação de leitores em espaços públicos, a partir de práticas literárias diversas. Música, teatro, circo e contação de histórias são elementos que acompanham a Bikeoteca e estarão ao alcance da população gratuitamente.


A Bikeoteca na Praça também tem como foco a ocupação dos locais públicos pela arte criando um espaço social de trocas, encontros e de convivência associada à leitura. O projeto vai ao encontro da vida dos espaços públicos, integrando-se a eles através da leitura e da arte, estimulando a convivência nesses espaços tão fundamentais a vida urbana. Ana Paula Carneiro, idealizadora do projeto, que é contadora de histórias, pesquisadora, doutoranda na área de literatura e educação diz que “A possibilidade de formação de leitores autônomos, críticos, proficientes, perpassa pelo direito ao acesso ao livro para a formação integral e para a cidadania. A realidade brasileira é de grandes dificuldades para a formação de leitores, principalmente em um momento pandêmico como esse em que estamos vivendo.

Não basta que se ofereçam livros, essas ações precisam ser mediadas. É no momento de troca e do compartilhamento das experiências com o livro que cativamos e despertamos os novos leitores. Lemos muitas vezes um livro pelas indicações e propagandas do outro. “


Agenda e programação do Bikeoteca na Praça

Programação de 14 à 18

Dia 14 de setembro - Praça da Igreja São Pedro

Dia 17 de setembro – Praça do Wi-Fi – João Domingos Netto

Dia 18 de setembro – Praça da Matriz - Distrito de Ameliópolis

Dás 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca

Às 18h – Histórias da Nana – O Rei que ficou cego

Às 19h – Grupo Taquitá


O Grupo e família Histórias da Nana - Foto Thiago Faustino e João Medeiros

Ana Paula reforça que: “Com essas atividades pretendemos formar e incentivar práticas e boas experiências leitoras nas praças por onde a BIKEOTECA passar. Nosso objetivo é que as pessoas percebam o quanto a leitura é prazerosa, ela nos aproxima das pessoas e alimenta nossa alma.

Nosso desejo é que esse seja apenas o primeiro projeto de muitos que a nossa Bikeoteca irá realizar. Que ela possa pedalar por muitas outras praças por aí levando sonhos e esperança.

Inclusive, para o próximo ano a Bikeoteca pretende percorrer algumas cidades do Pontal d Paranapanema, acessando os bairros mais distante, onde as oportunidades de acesso ao livro são mais escassas. Também pretendemos ampliar o projeto e aumentar o número de praças e bairros atendidos.”

Informações:

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page