top of page

HISTÓRIAS NA PRAÇA CHEGA AO MATARAZZO NESTE SÁBADO

Encerrando a linda temporada o projeto Histórias na Praça leva uma série de atividades para o Centro Cultural Matarazzo, neste sábado dia 30.

A programação irá fechar com chaves de ouro essa etapa do projeto. Além de todas as atividades já oferecidas como a maravilhosa Bikeoteca e seus encantos, a exposição sensorial com as ilustrações de Ricardo Bagge e o lançamento do Livro Lendas Brasileiras para Crianças, especialmente neste sábado, teremos uma atividade destinada para pais e crianças da primeira infância, a oficina Lendo com bebês com a Professora Dra. Renata Junqueira.


A oficina está com as inscrições abertas, é gratuita e acontece no Centro Cultural Matarazzo, no sábado dia 30 a partir das 9h30 da manhã. Segundo a Professora Renata Junqueira,


“A proposta é conversar e vivenciar experiências de práticas literárias com pais, mães e seus bebês, a fim de que eles possam se familiarizar e se interessar pelos livros, conhecer histórias e incentivar os pequenos para que abram sua imaginação, sua criatividade para o mundo literário.”

Foto Marcel Sachetti


Mais informações e inscrições, gratuitas, para a oficina, podem ser feitas no google forms, link: https://forms.gle/cksSj9thRCzNhbeK6


O projeto está chegando ao final dessa etapa de circulação e já deixa saudades, foram momentos maravilhosos que marcaram o Histórias na Praça, esperamos poder repetir e espalhar esse projeto por muitos lugares desse mundão afora.


Foto Marcel Sachetti


Desde o dia 27 de agosto passamos por 8 localidades, Vila Geni, Vila Brasil, João Domingos Netto, pelos distritos de Floresta, Eneida e Ameliópolis e pelo Galpão da Lua que acolheu e é um grande apoiador do Projeto. Apenas uma das atividades que aconteceria na Vila Operária teve o local alterado para uma das casas que atendem crianças do Lar Santa Filomena, por conta da chuva que caiu no dia. Foi incrível a troca de afeto e emoções que desfrutamos nesse espaço que desenvolve vários serviços para atendimento de crianças e jovens.


O objetivo do projeto era esse, transformar as praças dos bairros mais distantes em lugares de arte, de leitura e de trocas. Tivemos surpresas marcantes como as filas que se formavam para as pessoas visitarem a exposição de ilustrações do artista Ricardo Bagge, muita gente visitava a exposição mais de uma vez para sentir a sensação de estar em um ambiente com som, imagens e até cheiro de floresta, para ver a cobra grande e viajar com as lendas retratadas pelo artista. O livro Lendas brasileiras para crianças, foi lançado em todas as praças e também provocou filas enormes, todas as pessoas queriam ganhar a obra com dedicatória e autografada pela autora Ana Paula Carneiro.


A programação contava ainda com atrações artísticas diferenciadas e de muita qualidade, o público pode curtir show com o Grupo Taquitá, peça de circo e contação de histórias com a Cia Zero de Ribeirão Preto, oficina com Ricardo Bagge, mais contação com o Grupo Fio da Meada de Santo Antônio do Pinhal e a estreia da contação do Histórias da Nana: “Não sei, só sei que foi assim”.


O projeto não para por aqui, a partir da semana que vem daremos início a etapa áudio visual, vamos lançar ao longo do mês de outubro diversos vídeos curtos sobre o dia a dia do nosso projeto e no final do mês lançaremos o mini documentário Histórias na Praça, onde vamos partilhar com o público tudo sobre a idealização, construção e realização desse projeto, nossa vontade é de espalhar essa ideia pelo mundo e quem sabe ver as praças cheias de livros, de gente e de arte.


Todas as informações serão compartilhadas em nosso site: www.historiasdanana.com.br e em nossas redes sociais.


Foto Marcel Sachetti


O projeto é uma iniciativa do grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - PROAC, Edital de incentivo à Leitura (2022).

Serviço:

Projeto Histórias na Praça

Programação:

Sábado, dia 30 de setembro, no Centro Cultural Matarazzo

- 9h Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge

- 9h às 11h30 – Bikeoteca – Histórias da Nana

- 9h30 Oficina lendo com Bebês – Profa Dra. Renata Junqueira

- 11h30 Lançamento do livro Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro

- Local: Sala 04 do Centro Cultural Matarazzo - Em caso de clima favorável a atividade irá acontecer no Coreto do Matarazzo


Foto Marcel Sachetti




20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page