top of page

HISTÓRIAS NA PRAÇA ACONTECE EM DOIS LOCAIS NESTE FERIADO DO DIA 7 DE SETEMBRO

A Feira da Reforma Agrária, do Galpão da Lua, e a praça da Paróquia São Pedro, na Vila Líder, recebem a programação voltada para a formação e estímulo à prática leitora de pessoas de todas as idades. Um feriado com cinema, oficina e a encantadora Bikeoteca.



A primeira parada do Projeto Histórias na Praça neste feriado do dia 7 de setembro acontece na tradicional Feira da Reforma Agrária, evento que acontece mensalmente no Galpão da Lua. A programação começa às 9 horas e é aberta a toda a população, que, além de poder participar da programação do projeto, também poderá aproveitar a venda de produtos agrícolas e derivados produzidos nos assentamentos da nossa região. O destaque da no período da manhã é a Oficina de Ilustração que será ministrada por Ricardo Bagge, a atividade é aberta, gratuita e destinada a todas as idades.

Depois, à tarde, a partir das 16 horas, o projeto estará na praça da Igreja São Pedro, na Vila Líder. Lá, a programação contará com a participação especial do documentário Vila Brasil: Muito além da Linha, com exibição e, posteriormente, bate papo com Talita Galindo, uma das produtoras. O filme é composto de imagens e relatos e histórias conhecidas e vividas por moradores do bairro Vila Brasil (e Vila Líder). Nele, o público é levado para uma viagem à história daquele lugar. A obra foi finalizada em 2013 e idealizada e produzida também por Luana Barbosa (in memorian).



O Histórias na Praça levará para esses lugares, ainda, a Bikeoteca e a exposição Lendas Brasileiras, além do lançamento e distribuição do livro Lendas Brasileiras para crianças.

De autoria da artista, educadora, pesquisadora e também idealizadora do projeto Histórias na Praça, Ana Paula Carneiro, com ilustração de Ricardo Bagge, a o livro é uma coletânea de cinco lendas brasileiras (Iara, Boto, Cobra Norato, Mboitatá e Negrinho do Pastoreio) contadas em textos poéticos, leves e bem humorados, despertando a curiosidade e

imaginação dos leitores. A Exposição Ilustrações das Lendas Brasileiras, do cartunista e ilustrador Ricardo Bagge, é especialmente dedicada às crianças e retrata as personagens do livro. Com uma abordagem interativa, a exposição busca despertar o interesse das crianças por essas lendas e mitos, através da experimentação das técnicas de ilustração utilizadas. A Bikeoteca, por sua vez, disponibilizará para o público todo o seu acervo de livros e estará acompanhada de mediadoras de leitura. Ela é uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros com foco na ocupação de espaços públicos para a formação de leitores.

O projeto Histórias na Praça é uma iniciativa do Grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - PROAC, Edital de incentivo à Leitura (2022).


Serviço:

Projeto Histórias na Praça

Data: Quinta, dia 7 de setembro

Local: Feira da Reforma Agrária do Galpão da Lua

- 09h Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge

- 09h às 12h Bikeoteca – Histórias da Nana

- 10h Oficina de Ilustração – Ricardo Bagge

- 12h Lançamento do livro Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro

- Local: Feira da Reforma agrária – no Galpão da Lua


Local: Praça da Igreja São Pedro - Vila Líder

- 16h Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge

- 16h às 19h Bikeoteca – Histórias da Nana

- 19h Filme Além da Linha – De Talita Galindo e Lua Barbosa

- 20h Exibição e Bate Papo sobre o Filme Vila Brasil, Muito Além da Linha – com Talita Galindo

- 21h Lançamento do livro Lendas Brasileiras


Foto de Marcel Sachetti


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page