top of page

Histórias da Nana lança projeto Bikeoteca na Praça

Entre os dias 07 e 18 de setembro, praças de três bairros de Presidente Prudente receberão o projeto que leva livros, mediação de leitura, espetáculos de circo, musica e contação de histórias


A Bikeoteca é uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros. Ela carrega mais de 300 títulos, destinados às pessoas de todas as idades, e irá percorrer três praças de Presidente Prudente, acompanhada de uma programação diversificada voltada para o estimulo da prática da leitura. O objetivo do projeto é contribuir com a formação de leitores em espaços públicos, a partir de práticas literárias diversas. Música, teatro, circo e contação de histórias são elementos que acompanham a Bikeoteca e estarão ao alcance da população gratuitamente.


A estreia do projeto acontece no dia 07 de setembro, na praça da Igreja São Pedro, na Zona Leste de Prudente. Ainda estão na rota da Bikeoteca a praça bairro João Domingos Netto, onde acontece semanalmente a feira livre, e a praça central do distrito de Ameliópolis. Cada um desses locais receberá dois dias de programação. A proposta de repetir os locais tem o intuito de criar laços com as pessoas e assim fortalecer a relação do público com a leitura. O foco é acessar pessoas que já tenham o hábito de ler, mas, principalmente, buscar despertar o interesse dessa prática naqueles que possuem poucas oportunidades de acesso ao objeto livro, para que tenham experiências significativas com leitura literária.


A Bikeoteca na Praça também tem como foco a ocupação dos locais públicos pela arte criando um espaço social de trocas, encontros e de convivência associada à leitura. O projeto vai ao encontro da vida dos espaços públicos, integrando-se a eles através da leitura e da arte, estimulando a convivência nesses espaços tão funda


mentais a vida urbana. Ana Paula Carneiro, idealizadora do projeto, que é contadora de histórias, pesquisadora, doutoranda na área de literatura e educação diz que “A possibilidade de formação de leitores autônomos, críticos, proficientes, perpassa pelo direito ao acesso ao livro para a formação integral e para a cidadania. A realidade brasileira é de grandes dificuldades para a formação de leitores, principalmente em um momento pandêmico como esse em que estamos vivendo.


Não basta que se ofereçam livros, essas ações precisam ser mediadas. É no momento de troca e do compartilhamento das experiências com o livro que cativamos e despertamos os novos leitores. Lemos muitas vezes um livro pelas indicações e propagandas do outro. “

A programação da Bikeoteca começa com a mediação de leitura, momento em que as pessoas que passarem pelo local poderão ter acesso estimulado aos mais de 300 livros do acervo, com a orientação dos pesquisadores do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” – da FCT UNESP. Os títulos a disposição do público são dos mais variados temas e para diferentes idades. O projeto conta também com a tecnologia do Kindle, dispositivo feito especialmente para a leitura de livros digitais e que tem sido bastante utilizado atualmente. A curadora do acervo, Ana Paula Carneiro, buscou a maior diversidade possível de títulos e o resultado é uma biblioteca ambulante com livros clássicos, premiados, lançamentos atuais e também livros exclusivos para bebês. Ana contou com a ajuda da sua filha, Giulia Carneiro Munhoz, para a curadoria dos livros destinados aos jovens e adolescente, Giulia, assim como a mãe, é uma apaixonada por livros.


Entre as atrações artísticas, estarão o Grupo Taquitá, com o show Brincando Música, espetáculo cênico musical voltado para toda família, baseado em repertório autoral e clássicos populares do folclore brasileiro. O público também poderá curtir atrações de circo, com o Palhaçada em Família e espetáculos de contação de histórias o Histórias da Nana. Além de toda a programação presencial, o projeto irá gerar um minidocumentário e diversas fotos e vídeos curtos que estarão sendo lançados nas redes sociais do Histórias da Nana.


O projeto Bikeoteca na Praça conta com as parcerias do Galpão da Lua e do CELLIJI e o apoio do ProAC de Incentivo à Leitura de 2021. Toda a programação e mais informações e conteúdos do projeto podem acompanhadas nas redes sociais e no site do Histórias da Nana www.historiasdanana.com.br



Agenda e programação do Bikeoteca na Praça

Programação de 07 à 11

Dia 07 de setembro - Praça da Igreja São Pedro

Dia 10 de setembro – Praça do Wi-Fi – João Domingos Netto

Dia 11 de setembro – Praça da Matriz - Distrito de Ameliópolis

Dás 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca

Às 18h – Palhaçada em Família

Às 19h – Histórias da Nana – As aventuras de Malasartes


Programação de 14 à 18

Dia 14 de setembro - Praça da Igreja São Pedro

Dia 17 de setembro – Praça do Wi-Fi – João Domingos Netto

Dia 18 de setembro – Praça da Matriz - Distrito de Ameliópolis

Dás 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca

Às 18h – Histórias da Nana – O Rei que ficou cego

Às 19h – Grupo Taquitá

Ana Paula reforça que “Com essas atividades pretendemos formar e incentivar práticas e boas experiências leitoras nas praças por onde a BIKEOTECA passar. Nosso objetivo é que as pessoas percebam o quanto a leitura é prazerosa, ela nos aproxima das pessoas e alimenta nossa alma."

"Nosso desejo é que esse seja apenas o primeiro projeto de muitos que a nossa Bikeoteca irá realizar. Que ela possa pedalar por muitas outras praças por aí levando sonhos e esperança. Inclusive, para o próximo ano a Bikeoteca pretende percorrer algumas cidades do Pontal d Paranapanema, acessando os bairros mais distante, onde as oportunidades de acesso ao livro são mais escassas.


Também pretendemos ampliar o projeto e aumentar o número de praças e bairros atendidos.”


Informações:

018 99746 46 74 - Ana Paula

018 99742 59 94 - Tiago

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Tiago Munhoz
Tiago Munhoz
Sep 06, 2022

Projeto mais lindo do mundo esse.


Like
bottom of page