top of page

AS PRÓXIMAS PARADAS DO PROJETO HISTÓRIAS NA PRAÇA SERÃO NO DISTRITO DE AMELIÓPOLIS E NO JOÃO DOMINGO

Essa será a quinta semana de ações do projeto que está circulando praças de Presidente Prudente com uma programação estímulo à prática leitora de pessoas de todas as idades.


Chegou a vez da praça do distrito de Ameliópolis e do João Domingos Netto receberem o projeto Histórias na Praça. As atividades acontecem no feriado desta quinta-feira, dia 14, em Ameliópolis e no sábado, dia 16 no João Domingos. Toda a população está convidada.

O projeto é uma iniciativa do Grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - PROAC, Edital de incentivo à Leitura (2022).


Foto de Marcel Sachetti

A programação, tem início sempre às 16 horas com quatro diferentes ações. As primeiras delas são a Bikeoteca com mediação de leitura e a Exposição Lendas Brasileiras. Em seguida acontece uma contação de história, em Ameliópolis o Grupo Histórias da Nana apresentará seu mais novo espetáculo chamado “Não Sei, só sei que foi assim” e no João Domingos quem se apresenta é o Grupo Fio da Meada, de Santo Antônio do Pinhal-SP, que vai contar “Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos”.


O Fio da Meada é um dos convidados especiais do projeto, o grupo foi fundado em 2013 e desde então apresenta seus trabalhos que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da Cultura Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura das Infâncias. Chagam a Prudente trazendo uma história contada com muita diversão e acolhimento, onde os artistas compartilham um repertório que traz um pouco da sabedoria dos moradores das roças e tantos interiores deste nosso Brasilzão. E pra prosa ficar ainda mais bonita, a narrativa vem com acompanhamento musical ao vivo.


A programação em ambos locais traz ainda o lançamento e distribuição do livro Lendas Brasileiras para Crianças, de autoria da artista, educadora, pesquisadora e também idealizadora do projeto Histórias na Praça Ana Paula Carneiro, com ilustração de Ricardo Bagge, a obra é uma coletânea de cinco lendas brasileiras (Iara, Boto, Cobra Norato, Mboitatá e Negrinho do Pastoreio) contadas em textos poéticos, leves e bem humorados, despertando a curiosidade e imaginação dos leitores.


O Histórias na Praça tem sito um sucesso por onde passa, desde o dia 27 de agosto foi realizado em 6 localidades da cidade para um público bastante significativo, pessoas de todas as idades tem vindo para as praças ler, conversar, assistir espetáculo, ver a exposição de ilustrações e receber o livro Lendas Brasileiras. A última atividade aconteceu no domingo, 10, na Praça do Distrito de Eneida e contou com a participação especial da Cia Zero de Ribeirão Preto com o Espetáculo Agora é o Momento que fez o público rir, refletir e se emocionar. A palhaça Pirombeta e o Palhaço Tirafina arrancaram boas gargalhadas das pessoas com uma trama cheia de cenas acrobáticas, clacs de palhaçaria e uma poesia bastante sutil que agradou e fez todos viajarem junto com a trupe.


A Exposição do Artista Ricardo Bagge tem atraído um grande público que muitas vezes quer visitar mais de uma vez a instalação que traz as obras com a temática lendas brasileiras impressas, em vídeo e oferece ao público um ambiente com iluminação especial, com estímulos sensoriais com sons e cheiro, além de uma réplica de vegetação e até uma cobra gigante que assusta e encanta os visitantes.

O projeto segue e cada vez mais lindo!


Serviço:

Projeto Histórias na Praça

Quinta, dia 14 de setembro, no Distrito de Ameliópolis

Programação:

- 16h às 19h: Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge

- 16h às 19h: Bikeoteca – Grupo Histórias da Nana

- 19h Contação de história: Se é verdade, eu não sei! Só sei que foi assim – Com o Grupo Histórias da Nana

- 20h Lançamento do livro Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro


Sábado, dia 16 de setembro, na praça do Bairro Conj. João Domingos Netto

Programação:

- 16h às 19h: Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge

- 16h às 19h: Bikeoteca – Grupo Histórias da Nana

- 19h Contação de história: Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos, com o Grupo Fio da Meada (Santo Antônio do Pinhal-SP)

- 20h Lançamento do livro Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro


Foto de Marcel Sachetti


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page